SIAC

Projecto “Qualificação e renovação: A fundição portuguesa na EU”

  • Projeto n.º POCI-02-0853-FEDER-016245
  • Designação da operação |  Qualificação e Renovação: A Fundição Portuguesa na UE
  • Data de início |01-07-2016
  • Data de conclusão | 30-06-2018
  • Custo total elegível |204 599,95 €
  • Apoio financeiro da União Europeia | FEDER – 173 909,96 €

O projeto foi apresentado em 2015/10/30, ao abrigo do AAC nº 04/SIAC/2015 – Qualificação. O projeto “Qualificação e Renovação: A Fundição Portuguesa na UE“ tem como objetivo contribuir para a qualificação das estratégias de negócio das PME, tornando-as mais sofisticadas, com estratégias de posicionamento inovadoras e que permitam criar vantagens competitivas. 

Preconiza a realização de um conjunto de ações que tem como objetivo estratégico dotar as empresas do setor da Fundição de informação relevante.

Ações a desenvolver

Num contexto desafiador e de mudança, especialmente no que diz respeito à União Europeia, importa antecipar as decisões e tendências político-legislativas, na medida em que se poderão traduzir em oportunidades de financiamento com forte impacto e potencial para o setor de fundição.

O PRESENTE PROJETO VISA:

O impacto das políticas e legislação relevante: 

É de fundamental importância a sensibilização dos empresários do setor para esta questão, pretendendo-se que os mesmos possuam um papel ativo e relevante nessas decisões, ou que, no mínimo, se preparem adequadamente para as exigências que as novas legislações criarão. 

Os programas de financiamento europeus: 

A APF considera de fundamental importância o reforço da comunicação dos programas existentes às empresas do setor, por forma a facilitar a sua participação, anunciando próximos desafios e divulgando os seus resultados de forma a incentivar um recurso mais sistemático a convites e a apresentação de propostas, a fim de assegurar uma capacidade de constante inovação e a busca por um crescimento sustentável. 

O benchmarking: 

Adoção das melhores práticas de forma a obter ganhos de eficiência significativos e implementar melhorias contínuas, tendo por base os casos de reconhecido sucesso. 

A elaboração do plano estratégico: 

Que irá, de forma adequada, caraterizar o setor, apontando caminhos futuros de atuação que permitam maximizar os pontos fortes, eliminar ou minimizar os pontos fracos, valorizar as oportunidades e enfrentar as ameaças, presentes ou futuras, detetadas na informação recolhida do estado do setor. 

A aplicação do fim de estatuto de resíduo: 

O impacto positivo a obter com uma desclassificação adequada dos resíduos resultantes da sua atividade, com a possibilidade de os utilizar como matérias-primas noutras fileiras industriais, melhorando, deste modo, a eficiência dos processos, bem como a sustentabilidade ambiental. 

Em suma: 

O Projeto ‘Qualificação e Renovação: A APF na UE’ pretende superar a realidade visada, assumindo um carácter qualificado e inovador, bem como, sensibilizar, promover, cooperar e captar informação sobre o setor onde atuam, o aumento da produtividade e eficiência das PME, a intensificação das atividades para a progressão na cadeia de valor e o financiamento em áreas de crescimento sustentado e competitivo.

CRONOGRAMA DE ACTIVIDADES

Conferência de Arranque

novembro 2016

Recolha e Preparação de Informação

até abril de 2017

Ações de Sensibilização e Informação

junho e outubro de 2017

Disseminação

novembro de 2016 a junho de 2018

Conferência final

junho 2018

NEWSLETTERS

DOCUMENTOS