Campanha Prevenção – ACT

A ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho em parceria com a ITSS – Inspección de Trabajo y Seguridad Social lançaram em maio de 2016 a Campanha Ibérica de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

 

A redução dos acidentes de trabalho constitui um dos objetivos estratégicos inscritos no Quadro Estratégico Europeu para a Segurança e Saúde no Trabalho 2014 – 2020, assim como as Estratégias de Segurança e Saúde no Trabalho de Portugal e de Espanha.

Assim, a campanha constitui-se como um dos instrumentos estratégicos privilegiados de implementação da Estratégia Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho 2015-2020, consubstanciada através da medida n.º 11 “Desenvolver campanha de prevenção e de sensibilização sobre acidentes de trabalho e doenças profissionais e sua reparação, incluindo informação sobre o apoio técnico à reabilitação e reintegração profissional”.

Esta campanha teve como principal objetivo a sensibilização de empregadores, trabalhadores e sociedade em geral para as principais causas de acidentes, os seus custos e consequências. O seu principal foco foram as pequenas, médias e microempresas pois são aquelas que carecem de um maior apoio.

Desta campanha resultaram 14 vídeos que analisam as causas e a forma de investigação dos acidentes e ainda 9 monofolhas.

Para visualização dos vídeos e de todas as monofolhas, consultar o seguinte endereço do site da ACT

 

http://www.act.gov.pt/(pt-PT)/Campanhas/Campanhas%20a%20de